Ascendentes

segunda-feira, 16 de março de 2015

O Melhor da PFW



Há aquele ditado que diz que há males que vem para o bem. Talvez isto se encaixe em partes no meu caso. Tudo bem que ficar torta em casa se recuperando de um atropelamento não é nada positiva, ainda mais quando não se pode arrasar com os boys na academia. Mas para minha sorte na semana do meu trágico acidente estava começando a Semana de Moda de Inverno de Paris, e as demais Fashion Weeks que me desculpem, tenho um eterno amor pela PFW, talvez porque desfile as casas mais antigas e badaladas do mundo da Moda como Chanel, Dior, Balenciaga, Lavin, Saint Laurent (Bem moderninha ultimamente) e as Avant Garde Céline, Stella McCartney, Loewe, Rick Owens e por ai vai, fazem meu coração palpitar. E se foi a semana se debruçando sobre os desfiles, amando, odiando, sofrendo, não entendo muito coisa, as vezes demoro para captar o "zeitgeist" do desfile, porque não sou nenhuma Ana Wintour nem Suzy Menkes ou Tim Blanks ainda.

 Para ficar guardado para sempre em meus arquivos listei 6 marcas que me fizeram realmente sentir a presença de anita do novo e me deixaram com um olhar otimista e esperançoso, de que não teremos um futuro só de releitura dos tão cansados anos que já se passaram. Porque sou a favor do referencial e temos que aceitar que as décadas passadas sambaram no quesito inovação em modelagens, silhuetas, cortes, e tudo mais. Porém é chegado o momento de utilizarmos isso com um olhar avant, não estou dizendo aqui pra ninguém inventar uma roupa que saia voando na passarela, eu iria amar, ou vire um mortal, mas é gostoso vê quando o estilista se esforça para fugir do senso comum mas mantendo as referências da marca, com os pés no chão, porque hoje além de criativo o estilista não pode se dá ao luxo de só fazer Armaduras dos Zodíacos para passarela e depois criar uma coleção mais comercial. Precisam fazer o povo querer usar tudo na hora porque eis a globalização dizendo: Tem que ser comercial. Mas enfim, Vamos as grifes! Estas são as 6 que mais gostei, mas lógico que tem outras, se tiver alguma mais que vocês leitoras (os) isso se tiver alguém lendo o blog hahahhahaha gostaram comentem que a gente até fala um pouco sobre, adoro debates. Agora vamos as Felizardas!!



GIVENCHY


Ricardo Tisci I love you. Nos últimos relatórios que li sobre as influências das coleções desta estação vi pipocar que esta coisa do dark puxando para o gótico ( vide alexander Wang em Nova York) com referências Vitorianas iriam influenciar fortemente as coleções, e até influenciou algumas e confesso que gostei bastante. Porque não aguento mais referencias setentinha na moda, pronto falei. Já estava in love com a coleção de verão que trouxe uma especie de Guerreira Dark com pitadas do gótico, que aliás é forte no conceito das coleções de Tisci. Desta vez ele buscou referências no Dark Vitoriano e nas meninas da América chamada Chola. Não, não é nenhum despacho, segundo algumas coisas que vi na web diz respeito a aquelas menina latinas que exageram nos traços na maquiagem e tals, mas enfim, mais informações joga no google amigãn. A beleza me chamou bastante a atenção e me faz pensar que Tisci andou ouvindo Fka Twigs que a próposito até gosto de algumas musicas que me desperta algumas sensações. O cenário foi outra coisa que me intrigou, uma espécie de sala de jogos, com TV's, Pinball e tantos outros trecos que remetem a jogos, sem contar que as modelos caminhavam subindo em tablados como se estivesse mudando de fase. Com esta beleza e com as roupas Dark me senti em alguns momentos nos Jogos Mortais. Adorei!!!! 


Givenchy Autumn/Winter2015/2016



Detalhes 


ALEXANDER MCQUENN

Depois de um grande sucesso em Nova York a exposição Savage Beauty de McQueen está instalada no Museu Victore an Albert em Londres, quem me dera eu ir a está esposição, e junto com este acontecimento Sarah Burton fez uma apresentação digna em Paris. Trouxe o lado sombrio de uma garota romântica  com saias com dimensões de pétala de rosa. O que me encantou foi como ela misturou o romântico com o dark com silhuetas Vitorianas que veem me encantando profundamente. Talvez porque esteja sobre efeito de Abracadabra, que assisti esta semana relembrando o velhos tempos de sessão da tarde curto muito o figurino das Irmãs Bruxas, Winnie, Sarah e Mary, que trazem esta estética Vitoriana com ar sombrio das Bruxas de Salém. http://semtedio.com/wp-content/uploads/2012/07/Hocus_Pocus.jpg um encanto. Mas sessões da tarde a parte, Burton fez este jogo de romance com dark introduzindo casacos e jaquetas de couro com peças de renda e organza. E uma espetáculo, a beleza com aqueles cabelos e make que McQueen tanto adorava. Cata as imagens:


Alexander McQuenn Auntumn/ Winter 2015/2016






BALENCIAGA


Esta nova gereação a qual o Alexander Wang faz parte muito me cativa, Talvez porque tenham pé na geraçãoo Y que conseguem traduzir muito bem o momento que vivemos  e isso Wang faz muito bem. Tem um poder de deixar as coisas cool, street. Esta coleção fala sobre a opulência da clientela da Balenciaga nos anos 20 mas tudo com uma visão do futurista. Toda a identidade da marca está lá, as modelagens ovaloides saias tulipas focando na cintura, mas com um toque Wang que introduziu metal ao tweed e fazendo de fivelas de couro coleiras e detalhe em um vestido. O tema da coleção não podia ser outro Opulência e Street, tudo a vê com o jeito Wang e Balenciaga de ser. Mesmo as más línguas dizendo que a coleção ficou pesada. Eu Adorei!! 


Balenciaga Autumn/ Winter 2015/2016


Detalhes


CÉLINE


Pheobe como sempre vem surpreendendo e deixando todas no chão. Como não amar esta mulher pós-moderna e real que a marca constrói a cada temporada. Desta vez mostrou um lado mais lúdico e artesanal.  Eu particularmente adorei vê as estampas de zebra, as raposas, as lontras e o coelhos todos desenhados nas peças pairando sobre a passarela, uma verdadeira floresta divertida com direito a pom-pom. Os tons de terra-cota trazia ainda mais a coleção para o artesanal, sem contar nos crochet e apliques a mão. Lógico com o olhar Céline com contraste de costura, malhas com nervuras  e com a utilização de sobreposição e tecidos como cetim de seda, lã e com casacos "edredons". E já ia me esquecendo com Caetano Veloso ao fundo embalando esta bicharada toda na passarela. 


Céline Autumn/ Winter /2015/2016


Detalhes




STELLA MCCARTNEY


 Sempre aplaudo Stella de pé porque sabe como ninguém fazer peças atemporais e que dialogam diretamente com a necessidade real da mulher, que hoje exerce vários facetas na sociedade. Isso tudo com um senso criativo formidável. Esta coleção segunda ela fala de fluidez de liberdade, através dos clássicos da marca. Tenho um impressão que além de liberdade trás uma sexualidade sutil focada no braços e ombros, vide os vestidos com ombros assimétricos e as malhas sweaterdresses com um braço exposto. Adorei os vestidos em jacquards e os brocados exuberantes e achei super cool a modelo com peles cobrindo todo o corpo a lá esquimó. Uma coleção sobre liberdade e uma confirmação que o sexy vai muito além da fendas e recortes.


Stella McCartney Autumn/ Winter 2015/2016


Detalhes



CHRISTIAN DIOR

Desde de sua estréia na Dior, Raf Simons tem me levado a loucura a cada temporada. A forma que vem conduzindo a maison é genial, algo sobre ser Dior mas enraízado na suas referências como criador. Já estava entorpecido sobre as influências no seu desfile Coutoure em janeiro que se apropriou do grande gênio David Bowie para criar sua coleção e digamos que este Pret-à-Porter é uma continuação dessas influências, as cuissardes estão presentes em ambos os desfiles."Algo mais livre, mais escuro, mais sexual" disse Simons. Realmente a coleção estava mais comercial que as anteriores, mas nem por isso menos criativa. Alfaitaria masculino presente nas camisas que parecem serem pegas do guarda-roupa masculino com saias cortadas com as barras em tiras, very hot!!, e os casacos de pele de raposa e os coatdresses com cuissardes, realmente é de perder o fôlego. E pra finalizar as estampas de animal print psicodélicas ganhou meu coração. Por isso grito aos quatro ventos:  I LOVE RAF SIMONS!!


Cristian Dior Autumn/ Winter 2015/ 2016



Detalhes


Lógico que tiveram outras marcas que sambaram como Lavin, Loewe, Prada, Miu Miu, pelo styling maravilhoso, entre outras. Mas ficaria aqui vida toda falando. Então ai  estão as que não podia deixar de falar senão não iria dormir tranquilo. Beijos Brasil!!



2 comentários: