Ascendentes

quarta-feira, 18 de março de 2015

Aos Eternos Festivais de Amor!!




Não tem como resistir ao Flower Power! Não só pela estética colorida e criativa de vestir do movimento Hippie, mas pelo pensamento humano e igualitário que tinha o amor e a paz como pilar.   Logo após aquele post que fiz comentando sobre o Glam Rock, um amigo veio na minha casa, afinal ainda estava me recuperando. E todo empolgado me contou que iria ao Lollapalooza. Eu mordida de recalque disse: Que demais, eu não irei! Momentos de silêncio! Ah, mas terão outros, e com a mesma empolgação me contou toda a programação. Trouxe todas as peças de roupa que tinha comprado para o evento. Discutimos alguns minutos sobre o styling das peças e em seguida me veio a ideia deste post. Então ao som de Artic Monkeys, não eles não estarão no evento, mas o som da banda é inspirador. Isto me levou diretamente ao Pai e Mãe de todos os Festivais, Woodstock Music & Art Fair (conhecido informalmente como Woodstock ou Festival de Woodstock).


Cartaz do Festival
Como o cartaz mesmo diz três dias de paz e música. Teve participação de Janis JoplinJimi Hendrix, Santana, entre outros, e há boatos que teria Beatles, The Door, Led Zepellin, Bob Dylan, mas por algum motivo não participaram. No Youtube tem documentário: https://www.youtube.com/watch?v=ZedBs1uoKaA . Mas o mais tocante do evento foi o fato dele ter sido o estopim do movimento hippie no final dos anos 60. O lema de Flower Power ganha força com o Festival. E a essência em lutar por direitos iguais para todas as classes, negros, gays, entre tantos outros fez o movimento de contracultura ganhar notoriedade que reflete-se hoje. E a moda rapidamente absorveu as referências. " A nova geração de estilistas reagiu divertindo-se com as cores do arco-íris e com as estampas curvilíneas influenciadas pelas iconografia psicodélica ou inspirando-se em trajes étnicos não ocidentais, como a coleção africana  de Yves Saint Laurent. Emilio Pucci, Valentino, entre outras da época, tentaram abraçar a estética hippie." ( 100 anos de moda, Cally Blackman). Porém aquele aspecto artesanal das peças era fruto do lema "faça você mesmo" então o estilistas não conseguiam com muito sucesso reproduzir os efeitos de hand made, que trazia exclusividade para as peças: as aplicações com miçangas, os crochês, tie dye. Posso estar louca, mas se não me engano, em uma aula de História da Moda, minha professora me disse que as calças coloridas tingidas surgiram nesta época, devido os hippies estarem em um cachoeiro, lago ou rio não me lembro, e nesta vibe louca de fazer tie dye mancharam as calças. Se alguém souber mais informações já me conta. Mas jeans coloridos a parte, voltemos ao Lollapalooza que vai rolar dias 28 e 29 de março, ta perto. (http://www.lollapaloozabr.com/) E como sei que todo brasileiro que se preze deixa pra escolher o look em cima da hora. Então como tenho a alma caridosa vou mostrar alguns looks que achei super demais do Coachella do ano passado,  festival que acontece na Califórnia, Mesmo sendo do ano passado as trends estão fresquinhas. E afinal inspiração nunca é demais. Cata os looks!!

BOHO, FOLK

Adoro cor e sobretudo as cores quentes, amarelo, laranja, mas tenho uma quedinha pelo azul. Invista em uma cor desejo e se joga na produção. A essência destes festivais é o folk, boho, devido as referências preconizadas em Woodstock. Se tiver a vê com seu estilo e se sentir bem monte produções pensando nesta referência e adote tons terrosos e tons alaranjados. Super aposto nas gladiadoras para arrematar o look!  Se quiser fazer a linha mais fina use vestidos vaporosos vale até aqueles de rendas transparentes, ficam incríveis com botas e chapéus boho.


foto: Wgsn

 

Foto: Wgsn

   
Foto: Wgsn

Foto: Wgsn

WESTERN

Dentro deste mood de franjas, botas, veludo. o western transita muito bem. Com referências no oeste selvagem americano, invista em botas, franjas de veludo, ou simplesmente se aproprie de acessórios como chapéus, botas e colares marcantes que te tornem uma western Girl.


Foto: Wgsn


 
Foto: Wgsn

 
Foto: Wgsn


ÉTNICO

Com inspirações nas culturas de diversos povos como: indianos, africanos, egípcios, entre tantos outros, esta referência se faz forte nas estampas. Use um chapéu boho  misturando as referências do Boho com o étnico, E abuse de acessórios étnicos,  very cool! 


   
Foto: Wgsn

 
Foto: Wgsn



NORMCORE 

Já não se fala muito em normcore ( termo que define uma forma simplificada de se vestir, investindo em peças confortáveis, longe de qualquer montação).Mas normcore é muito mais que uma tendência se tornou um estilo. Então se você é do tipo que odeia se montar e adora se sentir confortável, Invista em peças de algodão, camisetas, vestidos camisetas, tênis, sandálias, e abuse de mochilas criando um visual descomplicado mas nem por isso deixa de ser cool


Foto: Wgsn



Foto: Wgsn

Foto: Wgsn

 
Foto: Wgsn

ESPORTISTA 

Se você é aquela garota fitness que esta com o corpo em dia e é abusada assim como eu e Anitta, estas referências são para você. Se joga na hot pants, cropped mas pode ser mais literal e banca a garota do basketball utilizando blusões com estampas de números e dizeres dos times americanos, Se quiser o combo completo aposte em bonés e tênis. E se você não tiver nenhum bloqueio mental contra as polêmicas pochetes que estão na moda, aceita que dói menos, vai cair como uma luva com hot pants e cropped, já que trás um volumes extra a produção. Se joga!!

Foto: Wgsn

Foto: Wgsn

 
Foto: Wgsn


 
Foto: Wgsn




RAVE + GRUNGE 

Esta referência é um crash mega divertido da subcultura  rave, clubber que estourou nos anos 90, estampas animados, smile, cores, flúor com o tão massificado grunge que infernizou o inverno passado aqui no Brasil. Porém o bacana é a mistura das duas referências neste caso o grunge aparece nas texturas e no tecido, estampas, atitudes, cores. Mesclando com dizeres divertidos e coloridos.



Foto: Wgsn


 
Foto: Wgsn


   
Foto: Wgsn

Bom Brasil, estas são algumas referências que foram encontrados no Coachella no ano  passado, estão super atualizadas. Espero que tenha inspirado vocês. Mas a melhor dica de todas é você se sentir bem e usar o que tem haver com você. É muito mais divertido. Se você é do tipo criativa assim como eu, misture tudo o que quiser e se joga, porque a liberdade de estilo nunca esteve tão ta moda. Colar de Beijos! ;)





Um comentário: